Limpeza de Pele: Melhores Maneiras de Deixar a Pele Limpa
A limpeza de pele nada mais é do que um procedimento com finalidade estética que deve ser realizado em consultórios dermatológicos ou também em clínicas estéticas e ter como objetivo a retirada de cravos e impurezas da pele.
O processo de limpeza da pele também pode fazer a retirada do milium, que são aqueles pontos salientes que ocorrem pelo acúmulo de oleosidade nos poros.
Esse procedimento é amplamente indicado, especialmente para pessoas que tem muitos cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) na pele do rosto.
Durante a limpeza de pele, todas as células mortas são retiradas e a pele acaba ficando mais macia e saudável.
O melhor de tudo é que ela pode ser realizada em todos os tipos de pele, sendo um procedimento muito bem aceito de uma forma geral. Isso porque ela ajuda a reequilibrar peles oleosas, secas, mistas e normais.
O fato é que quando se fala em limpeza de pele, a única coisa que vêm à cabeça é o rosto, mas a verdade é que o procedimento pode ser aplicado em diversas áreas do corpo, como as costas, por exemplo.
Então, se você está interessado e quer saber um pouco mais sobre esse procedimento estético de limpeza de pele, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!
Como é Feito Limpeza de Pele?
De uma forma geral, as etapas do processo de limpeza de pele vão da higienização da mesma, até a finalização com um filtro solar.
Normalmente, a pessoa que vai passar pelo processo vai deitar em uma maca e usar algum tipo de proteção nos olhos, que pode ser algodão mesmo.
Os passos de uma limpeza de pele são os seguintes:
-
Assepsia
O profissional que vai realizar o procedimento, começa aplicando uma loção para a limpeza da pele e retirada da gordura. O objetivo é retirar resquícios de maquiagem e outros cosméticos que possam permanecer na pele, bem como impurezas da oleosidade e de poluição.
-
Esfoliação
O passo seguinte é a aplicação de um produto abrasivo para afinar a camada mais superficial da pele. Isso irá a posterior retirada de acnes e cravos não inflamados.
Vale lembrar que esse processo de esfoliação é feito de uma forma suave e delicada, no rosto e pescoço, aplicando o produto esfoliante com movimento circulares.
-
Extração
Essa é, sem dúvidas, a etapa mais demorada da limpeza de pele, podendo durar cerca de 30 minutos ou mais, dependendo de como está a pele.
Então, depois da esfoliação a pele será submetida à vapor, que irá ajudar a aumentar a dilatação dos poros, facilitando a drenagem dos cravos e espinhas, que é sempre feita de forma cuidadosa.
O profissional que realiza o processo possui a técnica necessária para a correta manipulação dos cravos e também dos miliuns. Isso possibilita que a limpeza aconteça sem gerar inflamação.
-
Massagem
Por fim, é realizada uma massagem suave no rosto, que possui tanto finalidade estética quanto terapêutica. Durante esse processo, são aplicados produtos com ação calmante e hidratante. Isso ajuda na redução da vermelhidão, que é algo normal depois de um procedimento como esse.
-
Máscaras
Esse procedimento pode durar de 10 a 20 minutos e o tipo de máscara que será aplicada depende muito do tipo de pele. No entanto, normalmente a opção mais escolhida são máscaras de ação calmante para deixar a pele menos irritada.
-
Filtro solar
Por fim, é aplicado um filtro solar, que é a ultima etapa do processo de limpeza de pele. Vale lembrar que o filtro solar deve ser em forma de loção ou em gel, a fim de não obstruir os poros que estão recém limpos.
O fator de proteção deve ser sempre de 30 ou mais, para que se possa garantir que a pele estará protegida da ação nociva dos raios solares.
Benefícios da Limpeza de Pele
As vantagens com os cuidados de pele são muitas e a principal delas é que é possível ficar mais bela e com uma pele mais bonita. Vamos conhecer outros benefícios da limpeza de pele:
- Ajuda na prevenção de cravos e espinhas: além de tirar as que já existem, uma limpeza de pele bem feita ainda ajuda a prevenir o surgimento de mais cravos e espinhas, visto que limpa os poros profundamente.
- Retira células mortas do rosto: para que se tenha uma pele saudável e iluminada é preciso retirar a pele morta que vai se acumulando na superfície.
- Controla a oleosidade facial: como o processo higieniza e hidrata a pele, ele ajuda na remoção da oleosidade excessiva e ainda ajuda a devolver a água necessária para ela, evitando o efeito rebote.
- Deixa a pele mais suave e uniforme: como higieniza, esfolia e hidrata, a limpeza de pele ainda ajuda a deixar a pele com uma textura mais bonita e visivelmente mais uniforme.
- Previne marcas de expressão e rugas: vendo os benefícios a longo prazo, a limpeza a de pele pode ser muito benéfica para a saúde da pele e, claro, sua aparência.
Já em relação à periodicidade com que o procedimento deve ser feito, vai depender do tipo de cada pele. As peles secas ou normais podem fazer o processo a cada dois meses. Já as peles oleosas e mistas, bem como aquelas com maior presença de cravos, podem fazer o processo mensalmente.
Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre a limpeza de pele, não perca mais tempo e aposte nessa técnica para ter uma pele mais bonita, lisinha e saudável. Boa sorte!