PUBLICIDADE
Geral
Noticia de: 27 de Outubro de 2017 - 08:06
Em MS, metade dos alunos do 3º ano não sabe ler, nem fazer soma



 

Foto divulgação.

 

Em MS, metade dos alunos do 3º ano não sabe ler, nem fazer soma

 
 

Em Mato Grosso do Sul, metade (56,1%) dos alunos dos 3º anos do ensino fundamental não sabe ler. Outros 57,6% não conseguem resolver problemas simples de matemática, e mais de 33% têm sérias dificuldades em formar palavras na hora de escrever.

É o que mostram os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016, divulgados ontem. A prova foi realizada em novembro por 2,1 milhões alunos em 48 mil escolas públicas do País. O estudo é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

A avaliação classifica o conhecimento nas três áreas em quatro níveis. Em dois, elementar e básico, o desempenho é considerado insuficiente para a faixa etária. Em "leitura', 56,1% dos alunos do Estado estão nos níveis considerados insuficientes, isto porque 16,7 apresentou desempenho elementar e 39,4% alcançou o nível básico.

O aluno nesses níveis não consegue entender a finalidade de textos como convite, cartaz, receita e bilhete. Localizar informação explícita em textos curtos (com até cinco linhas) em gêneros como piada, parlenda, poema, tirinha (história em quadrinhos em até três quadros), texto informativo e texto narrativo. 

Eles também não tem proeficiência para identificar o assunto de textos, cujo o tema pode ser identificado no título ou na primeira linha em gêneros como poema e texto informativo. Eles também não conseguem inferir o assunto de um cartaz apresentado em sua forma estável, com letras grandes e mensagem curta e articulação da linguagem verbal e não verbal.

Só 9,7% dos estudantes do Estado atingiram nível desejado e 34,1% ficaram no estágio considerado adequado.

MATEMÁTICA

Em matemática, 57% dos alunos apresentaram proficiência insuficiente. Pelo menos 19,4% deles não conseguem reconhecer figuras geométricas;  ler a hora no relógio analógico, nem fazer adição de duas parcelas.

Outros 38,2% não reconhecem as cédulas e moedas de dinheiro, nem associam a escrita por extenso de números naturais com até três algarismos à sua representação simbólica.

Entre os estudantes do Estado que tiveram melhor desempenho, 66,6% apresentaram nível suficiente de proeficiência. No entanto, 33,3% dos estudantes não conseguem, por exemplo, escrever corretamente palavras com diferentes estruturas silábicas, como "lousa" ou "professor". 

BRASIL

No Brasil, os resultados da ANA revelam que 54,73% dos estudantes acima dos 8 anos, faixa etária de 90% dos avaliados, permanecem em níveis insuficientes de leitura.

Em matemática, mais da metade dos estudantes brasileiros, 54,4%, ainda está abaixo do desempenho desejável, figurando nos níveis 1 e 2. A porcentagem de estudantes nos níveis 3 e 4 ficou em 45,5% em 2016.

Os resultados de 2016 em escrita revelam que 66,15% dos estudantes estão nos níveis 4 e 5. Com isso, 33,95% dos estudantes ainda estão nos níveis insuficientes: 1, 2 e 3.

Com o objetivo de combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), o Ministério da Educação lançou, nesta quarta-feira (25), a Política Nacional de Alfabetização.

Trata-se de um conjunto de iniciativas que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação de professores, o protagonismo das redes e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Também será criado o Programa Mais Alfabetização, que deve atender, a partir de 2018, 4,6 milhões de alunos com a presença de assistentes de alfabetização, que trabalharão em conjunto com os professores em sala de aula.

A expectativa é contar com 200 mil turmas em todos os municípios brasileiros, entre o primeiro e o segundo ano do ensino fundamental. O investimento será de R$ 523 milhões em 2018.

“A principal iniciativa da Política Nacional de Alfabetização é um programa de apoio aos estados e municípios, às turmas do primeiro e segundo anos, com materiais didáticos de apoio, de acordo com a escolha dos estados e municípios, com apoio para o professor assistente e formação continuada”, disse a ministra substituta do MEC, Maria Helena Guimarães.

Uma das questões aplicadas na prova de escritaUma das questões aplicadas na prova de escrita

principal  |  voltar  |  imprimir

Últimas Noticias

.
15/02/2018 - 12:33  Fator das aposentadorias dos servidores municipais é reajustado em 2,07%
15/02/2018 - 09:21  Horário de verão termina no próximo domingo
15/02/2018 - 09:17  As notícias quentes do dia
13/02/2018 - 10:26  Em MS, 26 mil precisam fazer “prova de vida” para manter aposentadoria
13/02/2018 - 09:54  Contribuinte pode ter desconto de 20% e concorre a uma moto no IPTU 2018 pagando a vista.
09/02/2018 - 15:28  Vereador Eber presta passares a familiares da anciã Alexandrina.
09/02/2018 - 15:05  Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti capacita profissionais de educação para novo sistema de ...
08/02/2018 - 12:58  Carteira de trabalho: mais 26 mil trabalhadores terão acesso ao documento.
08/02/2018 - 11:07  Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti e Estado começam obras de tapa buraco.
08/02/2018 - 09:59  Governo quer atender demanda de etanol com álcool de milho
08/02/2018 - 09:36  O que é o ‘desafio do desodorante’ que levou criança à morte
08/02/2018 - 09:24  Pedido de aditivo emperra assinatura de contrato do Aquário
07/02/2018 - 15:00  Abaixo-assinado pede fim do auxílio-moradia para juízes
07/02/2018 - 14:56  Governo proíbe viagens a serviço com bilhetes de primeira classe e executiva
07/02/2018 - 14:07  Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti inicia operação tapa buraco em ruas da cidade.
07/02/2018 - 13:43  Motociclistas representam 77% das indenizações pagas pelo DPVAT em MS
07/02/2018 - 09:00  Pelo menos 16 municípios não terão Carnaval em 2018
07/02/2018 - 08:48  Agenda do dia: veja o que você precisa saber hoje
06/02/2018 - 10:48  Prefeitura de Dois Irmãos do Buriti realiza “Jornada Pedagógica 2018”.
05/02/2018 - 10:48  INSS vai conceder salário-maternidade automaticamente
 
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE